:: CEARÁ DEVE EMITIR NOVA IDENTIDADE NACIONAL ATÉ JANEIRO DE 2024; VEJA COMO FUNCIONA ::

Carteira Nacional de Identidade terá o CPF como número único para todos os Estados

Os documentos de identidade atuais, conhecidos como RG - o Registro Geral - já têm uma data de validade: 28 de fevereiro de 2032. A partir de então, todo brasileiro deverá possuir a Carteira Nacional de Identidade (CIN), que unifica diversos dados de diferentes órgãos. No Ceará, o novo RG está em fase de transição e deve ser implementado até o início do ano que vem.

A alteração do RG pela CIN foi disposto na Lei Nº 14.534/2023, um marco no aprimoramento dos documentos de identificação civil para alinhá-los a padrões globais de qualidade e tecnologia. Publicada em janeiro deste ano, ela deu prazo de um ano “para que os órgãos e as entidades realizem a adequação dos sistemas e dos procedimentos de atendimento aos cidadãos”.

COMO FUNCIONA O NOVO RG?

Além do número de registro unificado (eliminando os diferentes números de RG emitidos anteriormente por cada estado), o Governo Federal explica que a CIN poderá ser emitida tanto em formato físico (em papel ou policarbonato) como digital (no aplicativo Gov.br).

Até fevereiro de 2032, as trocas e/ou novas emissões devem ser solicitadas aos órgãos de identificação de cada Estado. É necessário levar a certidão de nascimento ou de casamento.

O prazo de validade do novo documento varia conforme a idade da pessoa:

0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos.

12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos.

Acima de 60 anos: validade indeterminada.

Atualmente, 12 estados brasileiros já estão aptos a emitir o novo documento, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O Brasil alcançou a marca de 2 milhões de emissões no último dia 30 de outubro.

 

Fonte : DiáriodoNordeste

Visite nosso Portal de Notícias, Clique!

VIVA NEWS CE

Deixe seu Comentário