O mês de agosto é conhecido como “Agosto Dourado” por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês.

Em entrevista com a médica pediatra e Chefe do Setor de Gestão do Ensino do Hospital Universitário Júlio Bandeira da Universidade Federal de Campina Grande vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares/MEC, Thaise Brasileiro, solucionamos algumas dúvidas sobre o aleitamento materno. Confira!

 

1-      As mães devem amamentar os seus bebês até qual idade? Quais motivos?

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) e a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) recomendam que o aleitamento materno exclusivo seja realizado até os 6 meses de vida do bebê, e o aleitamento materno complementado até 2 anos de vida do bebê ou mais, dependendo da vontade da mãe e da criança.

Até os 6 meses de vida, o leite materno é suficiente com todos os nutrientes e a hidratação necessária para a criança. Não é preciso ingerir nada além do leite materno, nem mesmo a água.

 

2-      A alimentação da mãe também influencia em uma melhor produção do leite? Existe alguma recomendação para ajudar neste processo?

 

A melhor forma de manter uma boa produção de leite é o bebê mamar em livre demanda, ou seja, não limitar as mamadas. Quanto mais o bebê mama, mais leite será produzido. Para que a criança consiga retirar o leite com eficiência, é preciso que ela esteja mamando em uma boa posição e com a pega adequada. Outro fator que contribui bastante para ajudar na produção do leite é que a mãe fique em um ambiente tranquilo e sem estresse, tomar bastante líquido, dormir bem e aproveitar para descansar enquanto o bebê também dorme.

Sobre a alimentação materna não há evidências de que determinados alimentos aumentam a produção do leite. Alguns estudos mostram que a mãe que amamenta tem hábitos alimentares mais saudáveis, o que é bom para ela e para o bebê. Revelam ainda que a qualidade da alimentação da mãe tem pouca influência no leite materno. Porém, para a saúde materna, é importante que a mãe tenha uma alimentação variada, equilibrada, coma quando tiver fome e evite dietas restritivas (regimes).

 

3-      Quais os benefícios do aleitamento materno para a mãe e para o bebê?

 

Os benefícios do aleitamento materno são muitos para o bebê e para a mãe.

Para o bebê podemos citar a proteção contra infecções respiratórias, diarreia; diminuição do risco de alergia, de hipertensão, diabetes, obesidade, hipercolesterolemia; ajuda do desenvolvimento cognitivo e da saúde bucal. Para a mãe protege contra o câncer de mama e tem efeito contraceptivo.

Outros benefícios são menores custos financeiros, promoção de vínculo afetivo entre mãe e filho e melhor qualidade de vida de ambos.

 

4-      As mães que sentem desconforto ou até dores no momento da amamentação, devem fazer o quê?

 

No início da amamentação é comum a mulher sentir dor leve ou moderada, e isso acontece devido a forte sucção do bebê, mas isso pode acontecer até a primeira semana de adaptação. Porém mamilos muito doloridos e machucados requer intervenção. A causa mais comum de lesões na mama ocorre por pega e/ou posição incorreta, que causam lesões nos mamilos. Outras causas são mamilos curtos, planos ou invertidos, disfunções orais na criança, freio de língua excessivamente curto, sucção não nutritiva prolongada, uso impróprio de bombas de extração de leite, não interrupção adequada da sucção da criança quando for necessário retirá-la do peito, uso de cremes e óleos que causam reações alérgicas nos mamilos, uso de protetores de mamilo (intermediários) e exposição prolongada a forros úmidos.

Uma vez instaladas essas lesões mamilares, elas são muito dolorosas e, com frequência, são a porta de entrada para bactérias. Então, além de corrigir o problema que está causando a dor mamilar é importante intervir para aliviar a dor e promover a cicatrização das lesões o mais rápido possível. Para aliviar a dor, a mãe pode iniciar a mamada pela mama menos afetada; ordenhar um pouco de leite antes da mamada; amamentar em diferentes posições, reduzindo a pressão nos pontos dolorosos ou áreas machucadas.

O uso de medicações orais ou tópicas devem ser sempre indicadas pelo médico que a acompanha.

Nos casos de lesões mamilares muito extensa e a dor é muito forte que a mãe não consegue amamentar, a amamentação pode ser interrompida temporariamente na mama afetada, porém esta mama deverá ser esvaziada por ordenha manual ou com bomba de extração de leite.


Agosto Dourado foi instituído pela Lei nº 13.435/2.017. O mês da amamentação veio de uma construção sedimentada pela comemoração da Semana Mundial de Aleitamento Materno e teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde (OMS) com o Unicef, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocent".

 

 


Visite nosso Portal de Notícias, Clique!

VIVA NEWS CE

Deixe seu Comentário